Mulheres Reais, Maternidade Real

Nem toda mãe é perfeita.
Mas toda mãe merece ser acolhida na sua verdade.

Quando pensamos na palavra “mãe”, é comum que imagens idealizadas venham à mente. A mãe que dá conta de tudo, que nunca se cansa, que está sempre disponível, sorrindo e feliz por cuidar de todos. Mas será que essa imagem representa a maioria das mães na vida real?

A Psicologia Perinatal nos convida a olhar para a experiência materna como ela é de verdade, com suas alegrias, mas também com suas dúvidas, angústias, frustrações e transformações profundas. O termo “mães reais” surge exatamente como uma resposta ao excesso de idealizações que podem gerar sofrimento, culpa e solidão.

A maternidade não precisa ser perfeita para ser verdadeira

A maternidade é uma experiência singular e cheia de ambivalências. Ao mesmo tempo em que pode ser fonte de amor intenso, também pode ser um território de exaustão, medo, solidão e autocrítica. Esses sentimentos não significam falta de amor pelos filhos , eles fazem parte de um processo profundamente humano.

De acordo com a Psicologia Perinatal, os períodos da gestação, puerpério e primeiros anos da maternidade são atravessados por transformações físicas, emocionais e identitárias. A mulher se vê diante de novas demandas, novas expectativas e muitas vezes, com pouco ou nenhum espaço para falar de si.

A importância de espaços de acolhimento

Quando uma mãe encontra um espaço seguro para falar sobre suas emoções sem julgamentos, ela tem a chance de se reconectar consigo mesma e construir uma maternidade mais saudável, possível e real.

Grupos terapêuticos, rodas de conversa, atendimentos psicológicos e redes de apoio são recursos fundamentais para que a mãe não se sinta sozinha em sua vivência.

Nesse contexto, nasce a importância de iniciativas como o grupo Mulheres de Verdade, meu grupo criado para que mães reais possam se encontrar, compartilhar e refletir sobre suas vivências com acolhimento, afeto e informação. Esses encontros fortalecem a saúde mental, a autoestima e o senso de pertencimento de cada mulher.

Você vem?

📞 Atendimentos online para todo o Brasil
🌐www.aretepsicologia.com.br 
📱 WhatsApp: (11) 99341-8613
📸 Instagram: @clinicaaretepsi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Kariane

Psicóloga clínica comportamental, especialista em Perinatal, pós graduada em Saúde Mental, palestrante. Com foco na saúde mental de mulheres e mães.

Vamos conversar?