Brutal e Incrível: A maternidade de Jennifer Lawrence

“A maternidade é brutal e incrível.”
Foi com essas palavras que a atriz Jennifer Lawrence descreveu a experiência de ser mãe durante uma entrevista recente no Festival de Cannes. A frase, curta e intensa, rodou o mundo, talvez porque muitas mães se viram, pela primeira vez, tão bem descritas.

Por muito tempo, fomos ensinadas a falar da maternidade como algo mágico, instintivo e naturalmente feliz. Mas a realidade é que, entre fraldas, noites mal dormidas e cobranças internas e externas, muitas mulheres se sentem esgotadas, invisíveis e sozinhas.

Jennifer deu voz a algo que milhares de mães sentem, mas muitas ainda têm vergonha de dizer: a maternidade é uma experiência ambivalente. É feita de amor profundo e também de exaustão. De encantamento e medo. De orgulho e culpa.

Pesquisas recentes apontam que mais de 90% das mães brasileiras relatam sentir sobrecarga emocional, e cerca de 75% sentem culpa por não dar conta de tudo. Esses dados refletem uma realidade que vai muito além da ficção ou das telas: estamos falando de saúde mental materna.

A brutalidade da maternidade está na solidão durante a amamentação, no choro contido no banheiro, na dúvida constante se está fazendo certo, no medo de não ser suficiente.

Mas há também o lado incrível: o sorriso do filho, a superação diária, a coragem de continuar mesmo cansada.

Nem sempre o lado incrível se revela de imediato e tá tudo bem. Muitas mães só conseguem enxergá-lo quando encontram um espaço seguro para falar do que sentem, sem medo de julgamento. Esse espaço pode (e deve) ser a psicoterapia.

Na escuta profissional, é possível validar a dor, entender os gatilhos e reconstruir a forma de viver a maternidade de maneira mais leve, real e possível.

Se você está se sentindo esgotada, emocionalmente sobrecarregada ou em dúvida sobre o que está acontecendo com você, saiba: você não está sozinha, nem errada, nem fraca. Você está humana.

A maternidade é intensa  e você merece acolhimento para lidar com ela.

Inspiração do texto: https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/jennifer-lawrence-define-maternidade-brutal-e-incrivel/

Fonte da imagem: internet

Agende sua sessão de psicoterapia online agora mesmo! 

Atendo mulheres e mães de todo o Brasil, com escuta especializada em saúde mental materna.
WhatsApp: (11) 99341‑8613
www.aretepsicologia.com.br
@aretepsi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Kariane

Psicóloga clínica comportamental, especialista em Perinatal, pós graduada em Saúde Mental, palestrante. Com foco na saúde mental de mulheres e mães.

Vamos conversar?